Pular para o conteúdo principal

FORO PRIVILEGIADO FERE O ESPÍRITO REPUBLICANO ** EMANUEL MEDEIROS VIEIRA


“O foro privilegiado é uma exceção não justificada no sistema republicano e sua extinção urge”

(EDSON FACHIN – ministro do STF, no Fórum de Juízes Federais em Porto Alegre)
O foro privilegiado  – como é utilizado hoje – transformou-se  em um deboche à cidadania.
É um estímulo à impunidade.
É claro que sua instituição visava, entre outras razões, proteger o espírito democrático, a liberdade de opinião, da palavra etc. Nãoc tinha a intenção de assegurar a tradicional impunidade dos poderosos.
O Foro privilegiado eleva, de uma maneira abissal, a tremenda desilusão do povo com a classe política  brasileira(uma das piores de toda a nossa História) e demais  “autoridades protegidas” –  (com aspas).
Não duvido que o povo s de outros países sinta o mesmo.
Porque  não reina a verdadeira “polis” aristotélica, da cidadania e do bem, ou do “imperativo categórico” kantiano – de também fazer o correto e o justo.
No dia 11 de outubro de 2017, o STF decidiu por 6 votos a 5, que o Congresso precisa dar aval  a medidas cautelares que afetem o mandato parlamentar.
A decisão terá impacto direto sobre o caso do senador Aécio Neves (PSDB-MG).
O Senado votará se o tucano deve permanecer afastado do mandato ou não.
O Foro Privilegiado virou garantia de impunidade para criminosos travestidos de representantes do povo.
Para a presidente da Corte, Carmen Lúcia, a lei é para todos, mas quando for aplicada, mesmo em casos penais, “o Congresso deve ser ouvido se o acusado estiver com o mandato ameaçado“.

O sentimento generalizado é de que a “imunidade consagra a impunidade, que o foro privilegiado virou um privilégio escuso,  que institui dois destinos para autores dos mesmos crimes: o dos cidadãos e dos detentores de mandato”.
Como alguém bem observou , a votação no STF faz constatar que “a interpretação da lei no país muda conforme a pessoa  em questão”. 
O Tribunal votou “temendo uma crise institucional, e com o voto de minerva da presidente do Supremo. Essa não é a melhor forma de fazer prevalecer o Direito”.
Foi mais um típico arranjo de nossas classes dirigentes, consagrando de vez o primado do “jeitinho” e da esperteza – contra a verdade, a República e a esperança.
Tanto “latim” gasto para apenas para formalizar acordos previamente planejados. 
Louvo os  ministros que foram fiéis às suas convicções – sei que agir assim é obrigação, não mérito, mas diante de tantos atropelos à Constituição e de tanta perfídia , internalizamos um sentimento de compensação quando o Bem é praticado.
Respeito o Poder Judiciário que, em sua maioria, é formada por pessoas de Bem, como todos os advogados que respeitam o juramentos ético, proclamado na formatura do curso.
Mas, às vezes, entendo o que dizia  Vladimir Lênin,  o Líder da Revolução Russa: “Advogados? Nem os do Partido”.
(Salvador, Bairro da Graça,  outubro de 2017)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Varal do Brasil - Salão Internacional do Livro

Os preparativos para o 29º Salão Internacional do Livro e da Imprensa de Genebra já começaram. Estaremos presentes com nosso estande pela quarta vez levando autores de Língua Portuguesa para divulgar cada vez mais nossa literatura. As inscrições para todo autor que desejar participar estão abertas! Também seguimos com as inscrições para nossa quinta antologia: Varal Antológico 5  saiba mais lendo as informações 

FESTIVAL TRAÇO: Música e Desenhos ao vivo

12 bandas independentes de Belo Horizonte se reúnem a 16 artistas gráficos para dar origem ao festival Traço – música e desenhos ao vivo . A iniciativa  é um trabalho experimental, em que os grupos tocam enquanto os desenhistas criam ilustrações ao vivo, projetadas no telão da casa que recebe os shows, o Stonehenge. Composto por quatro edições, com três apresentações por noite, o festival estreia no dia 8 de agosto, às 21h, e tem encerramento marcado para junho do ano que vem. A curadoria musical abrange estilos, formações e propostas diversas. Rock, dub, ska, afrobeat, música instrumental, eletrônica, punk, grunge e “stoner barroco” são ritmos apresentados por bandas que variam de trios a septetos. Os objetivos vão desde apresentar simplicidade por meio de um som direto ou refletir sobre a sociedade contemporânea até “detonar uma experiência sonora alimentada pela cultura negra e urbana, que faça mexer músculos e cérebros”. Provocar a imaginação é também o intuito da curad

Trajes Poéticos - RIMA EMPARELHADA

rimas que ocorrem seguidamente em pares. ********* os poemas publicados aqui participaram do concurso Trajes Poéticos realizado pelo Clube de Poetas do Litoral - salvo os poemas dos autores cepelistas que foram os julgadores dos poemas.