Pular para o conteúdo principal

CRER NA JUSTIÇA? ** EMANUEL MEDEIROS VIEIRA


Sim. É preciso ainda crer – e lutar pela Justiça
Mas parece que um ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), sente-se como um rei absolutista, acima da Lei, que tudo pode – espécie de czar moderno.
Parece que seus colegas têm medo de contrariá-lo, de irritá-lo.
Tal omissão causa danos ao Judiciário e em particular ao próprio STF.
Com exceção do Ministério Público, de outras poucas instituições e pessoas, ninguém o critica.
Segundo alguns, tal postura omissa causa danos ao Judiciário e ao próprio STF.
Escreveu Janio de Freitas: “Gilmar Mendes age, com indiferente segurança, como quem pode desafiar o que quiser e desacatar a quem quiser– e nada lhe acontece. Não que desfrute de cobertura legal ou moral para tanto. Conta, isso sim, com a falta de resposta para a pergunta que mais se ouve e se faz: não há ninguém nem o que fazer contra esse vale-tudo?” (...)
Ainda há juízes em Berlim” –  é a proclamação famosa, que  alimenta a esperança.
Há juízes no Brasil.
USO INDISCRIMINADO DO INGLÊS
É impressionante que, para qualquer denominação, busque-se usar uma expressão em inglês.
No fundo, tal postura, reflete o espírito colonizado de corações e de mentes.
Lembro-me de Rui Barbosa: “Uma raça cujo espírito não defende o seu idioma entrega a alma ao estrangeiro, antes de ser por ele absorvida”.
PARTIDOS
Não adianta mudar o nome de um partido político. Não adianta mudar de regime político.
Não mudando a ética dos nossos representantes, nada adiantará a mera mudança de palavras.
Enquanto, não houver consciência e enraizado espírito de cidadania em nossa gente (falo dos que votam), nada mudará.
TRATATIVAS
Nas discussões sobre reforma política(?) no Congresso, nada de essencial foi contemplado, como a implantação do voto facultativo ou uma rigorosa cláusula de barreira (não essa que foi proposta), para que partidos de aluguel não continuem vendendo horários de TV para agremiações maiores e mais poderosas. E é fundamental que seus dirigentes (das agremiações postas à venda), deixem de obter vantagens pecuniárias com o fundo partidário. O resto é enganação.

(Brasília, agosto de 2017)

indicado pelo autor

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Varal do Brasil - Salão Internacional do Livro

Os preparativos para o 29º Salão Internacional do Livro e da Imprensa de Genebra já começaram. Estaremos presentes com nosso estande pela quarta vez levando autores de Língua Portuguesa para divulgar cada vez mais nossa literatura. As inscrições para todo autor que desejar participar estão abertas! Também seguimos com as inscrições para nossa quinta antologia: Varal Antológico 5  saiba mais lendo as informações 

FESTIVAL TRAÇO: Música e Desenhos ao vivo

12 bandas independentes de Belo Horizonte se reúnem a 16 artistas gráficos para dar origem ao festival Traço – música e desenhos ao vivo . A iniciativa  é um trabalho experimental, em que os grupos tocam enquanto os desenhistas criam ilustrações ao vivo, projetadas no telão da casa que recebe os shows, o Stonehenge. Composto por quatro edições, com três apresentações por noite, o festival estreia no dia 8 de agosto, às 21h, e tem encerramento marcado para junho do ano que vem. A curadoria musical abrange estilos, formações e propostas diversas. Rock, dub, ska, afrobeat, música instrumental, eletrônica, punk, grunge e “stoner barroco” são ritmos apresentados por bandas que variam de trios a septetos. Os objetivos vão desde apresentar simplicidade por meio de um som direto ou refletir sobre a sociedade contemporânea até “detonar uma experiência sonora alimentada pela cultura negra e urbana, que faça mexer músculos e cérebros”. Provocar a imaginação é também o intuito da curad

Trajes Poéticos - RIMA EMPARELHADA

rimas que ocorrem seguidamente em pares. ********* os poemas publicados aqui participaram do concurso Trajes Poéticos realizado pelo Clube de Poetas do Litoral - salvo os poemas dos autores cepelistas que foram os julgadores dos poemas.