Pular para o conteúdo principal

CONSELHO DE ÉTICA – ÉTICA? (E Fragmentos do Cotidiano Brasileiro) - Emanuel Medeiros Vieira


Neste Conselho funesto/Feito por gente caquética,/Só pode ser indigesto/Sinceramente sem ética” (AL)

O assunto passou em branco. No meio de fome de poder e corrupção, há algum tempo foi instalado o Conselho de Ética do Senado.
O referido Conselho aprecia e julga denúncias por quebra de decoro parlamentar.
Quem está lá?
Romero Jucá (RR)  investigado na Lava-Jato, com oito inquéritos no STF.
Além de Eduardo Braga (AM), Flexa Ribeiro (PA), Eduardo Amorim (SE) e Jader Barbalho (PA), todos investigados no STF.
Todos no Conselho de Ética. É brincadeira? Não.
É uma espécie de metáfora do Brasil de hoje. Não é preciso escrever mais nada.

IMPEACHMENT
“A Câmara dos Deputados não pode continuar agindo com cinismo, como se nada estivesse acontecendo no país. O presidente da Câmara dos Deputados deve satisfação à população e, por isso, precisa pautar com urgência a análise dos pedidos de impeachment” (do presidente da República).
São palavras do presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Cláudio Lamachia.
Lamachia argumentou ainda que o Brasil não pode continuar pagando a conta das atitudes “pouco republicanas” tomadas pelos ocupantes do poder.
Para ele, as instituições não podem continuar “sangrando”.
No fim de maio, a OAB entregou à Câmara pedido de impeachment do  presidente da República.
DEMOCRACIA
Alguém afirmou que é “assustador” o sentimento de que a democracia está entrando em colapso.
Com a falência do modelo, muitos buscam  soluções facilitárias, autoritárias e tenebrosas, acreditando em aventureiros ou  figuras de extrema-direita, populistas e violentas.
A culpa é daqueles que se apegam ao poder, como cachorros agarrando ossos, sem nenhum respeito pelos sentimentos e valores da população anônima – que carrega seu calvário diário.
Estamos com 14 milhões de desempregados, que sofrem anonimamente, silenciosamente. Não é estatística. São seres humanos.
É preciso entender que a corrupção é um inimigo poderoso e nefasto, que não tem tendência política  – como alguém afirmou.
E o terreno que está sendo semeado é o da amargura, do desencanto e do pessimismo.
Eu sei: essa busca por soluções fáceis e de extrema-direita também ocorrem na Europa e em outros lugares.
                                            ACORDO
Nos Estados Unidos, há um presidente que parece a Besta do Apocalipse, à direita de Genghis Khan (1162-1227).
É triste e lamentável ver um acordo promissor (entre EUA e Cuba), ser rasgado por Trump.
Obama e autoridades cubanas, firmaram um acordo – intermediado pelo Papa Francisco –  que depois de muita luta, gerou  esperança.
Até republicanos, do partido do presidente, criticaram a atitude de Trump.
Estive em Cuba  há uns dois anos (não com autoridades), e conversei muito com pessoas anônimas ( eu e Célia fizemos amizades, com quem nos correspondemos até hoje).
 E percebi que pessoas anônimas, tão hospitaleiras conosco, torciam imensamente pelo acordo.
Para terminar com uma nota menos pesada: com um marxista (que, na despedida, disse que não éramos apenas amigos, mas “hermanos”), abraçando-me com muita emoção (não, não estava no poder – era um humanista muito culto),  rezamos  um Pai Nosso, na catedral de Havana, para que o acordo entre  EUA-Cuba desse certo.

(Salvado, junho de 2017)


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Varal do Brasil - Salão Internacional do Livro

Os preparativos para o 29º Salão Internacional do Livro e da Imprensa de Genebra já começaram. Estaremos presentes com nosso estande pela quarta vez levando autores de Língua Portuguesa para divulgar cada vez mais nossa literatura. As inscrições para todo autor que desejar participar estão abertas! Também seguimos com as inscrições para nossa quinta antologia: Varal Antológico 5  saiba mais lendo as informações 

FESTIVAL TRAÇO: Música e Desenhos ao vivo

12 bandas independentes de Belo Horizonte se reúnem a 16 artistas gráficos para dar origem ao festival Traço – música e desenhos ao vivo . A iniciativa  é um trabalho experimental, em que os grupos tocam enquanto os desenhistas criam ilustrações ao vivo, projetadas no telão da casa que recebe os shows, o Stonehenge. Composto por quatro edições, com três apresentações por noite, o festival estreia no dia 8 de agosto, às 21h, e tem encerramento marcado para junho do ano que vem. A curadoria musical abrange estilos, formações e propostas diversas. Rock, dub, ska, afrobeat, música instrumental, eletrônica, punk, grunge e “stoner barroco” são ritmos apresentados por bandas que variam de trios a septetos. Os objetivos vão desde apresentar simplicidade por meio de um som direto ou refletir sobre a sociedade contemporânea até “detonar uma experiência sonora alimentada pela cultura negra e urbana, que faça mexer músculos e cérebros”. Provocar a imaginação é também o intuito da curad

Trajes Poéticos - RIMA EMPARELHADA

rimas que ocorrem seguidamente em pares. ********* os poemas publicados aqui participaram do concurso Trajes Poéticos realizado pelo Clube de Poetas do Litoral - salvo os poemas dos autores cepelistas que foram os julgadores dos poemas.