Pular para o conteúdo principal

MEMORIZAÇÃO DOS SEMI-POLICRESTOS ATRAVÉS DE VERSOS LIVRES - Jane Azevedo


Foi com grande alegria que recebi o convite de Jane Azevedo para escrever a apresentação de mais um livro desta querida e inspirada discípula de Hahnemann. Eu a conheci e também seu primeiro livro de poesias, intitulado: “Memorização dos Policrestos através de Versos Livres e Trovas” em 2008, quando dividimos uma tarde de aulas no Instituto Hahnemanniano do Brasil (IHB/RJ). Naquele sábado fui convidada para apresentar alguns dos nossos resultados de pesquisa desenvolvidos na UFRJ e para alegria minha ela estaria apresentando a primeira parte da aula. De pronto fiquei apaixonada pelo jeito dócil e carinhoso com que arrebatou a plateia e a mim também! Ao final da aula nos apresentou seu livro de poesias e me dedicou um exemplar. No ano seguinte, passei a utilizá-lo  na disciplina de Farmacotécnica Homeopática da UFRJ e a cada ano que passa percebo como pessoas iluminadas como a poetiza podem nos ajudar na arte de ensinar!
Venho utilizando o livro de Jane em uma atividade lúdica que a cada ano me surpreende mais! Para esta tarefa os alunos são divididos em duplas e apresentam e representam os poemas do livro pré-selecionados por nós. “Surgem Raps”, sambas, canções, jogos e outras maneiras criativas que os fazem aprender, de maneira inesquecível, algumas das características dos policrestos Hahnemannianos.
Obrigada Jane por sua inspiração e por utilizar o seu dom de poetisa em prol da nossa querida homeopatia! Nossos alunos agora contarão com mais poemas para serem memorizados em seu novo livro, e assim, ampliarão com muita alegria, seus conhecimentos acerca da matéria médica homeopática.
Obrigada Jane por nos inspirar na fantástica arte de ensinar! -  * Carla Holandino


Costelas Felinas - livros e revistas artesanais

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Varal do Brasil - Salão Internacional do Livro

Os preparativos para o 29º Salão Internacional do Livro e da Imprensa de Genebra já começaram. Estaremos presentes com nosso estande pela quarta vez levando autores de Língua Portuguesa para divulgar cada vez mais nossa literatura. As inscrições para todo autor que desejar participar estão abertas! Também seguimos com as inscrições para nossa quinta antologia: Varal Antológico 5  saiba mais lendo as informações 

FESTIVAL TRAÇO: Música e Desenhos ao vivo

12 bandas independentes de Belo Horizonte se reúnem a 16 artistas gráficos para dar origem ao festival Traço – música e desenhos ao vivo . A iniciativa  é um trabalho experimental, em que os grupos tocam enquanto os desenhistas criam ilustrações ao vivo, projetadas no telão da casa que recebe os shows, o Stonehenge. Composto por quatro edições, com três apresentações por noite, o festival estreia no dia 8 de agosto, às 21h, e tem encerramento marcado para junho do ano que vem. A curadoria musical abrange estilos, formações e propostas diversas. Rock, dub, ska, afrobeat, música instrumental, eletrônica, punk, grunge e “stoner barroco” são ritmos apresentados por bandas que variam de trios a septetos. Os objetivos vão desde apresentar simplicidade por meio de um som direto ou refletir sobre a sociedade contemporânea até “detonar uma experiência sonora alimentada pela cultura negra e urbana, que faça mexer músculos e cérebros”. Provocar a imaginação é também o intuito da curad

Trajes Poéticos - RIMA EMPARELHADA

rimas que ocorrem seguidamente em pares. ********* os poemas publicados aqui participaram do concurso Trajes Poéticos realizado pelo Clube de Poetas do Litoral - salvo os poemas dos autores cepelistas que foram os julgadores dos poemas.