Pular para o conteúdo principal

DO OUTRO LADO DA CENA - Carlos Gama

   Escritor atento à vida, às pessoas que o cercam, Carlos Gama é conhecido de todos nós. Podemos encontrá-lo em andanças pela cidade, participando de eventos culturais ou  num bate-papo à hora do cafezinho. Tem livros publicados anteriormente e também  pensamentos e crônicas na Internet, mas não deixa o intelectual sobrepor-se ao cidadão comum, encantando a todos por sua simplicidade. Escritor reflexivo sobre o que vê, vivencia ou lê nos jornais, emite opiniões "sem maquiagem".  
   "Do outro lado da cena" confirma seu estilo: escrever para sensibilizar o leitor sobre a história do homem. Desse homem próximo e do desdobramento de suas ações na vida pessoal e coletiva. Homem cidadão, que não se distancia da vida social e política de sua comunidade. Gama vai além neste primeiro romance e traz o "Raul Soares" de volta às águas desta Santos, fazendo-nos embarcar numa viagem ficcional com personagens encarnados e desencarnados. Sim, o autor envereda também por questões religiosas (filosóficas, talvez seja a palavra mais adequada).
   Escritor perspicaz, sabe que o início da história é vital para "prender" o leitor até o fim. Assim, desde o primeiro capítulo, nos instiga com o personagem "anfíbio" José de Jesus, talvez uma referência ao Nazareno... ao Deus "feito filho" para sentir na própria carne as dores do homem. O espiritual desponta na vida de José, Zé Menino que se faz moço... ingressa na marinharia, é aceito para trabalhar no navio "Madeira" rebatizado de "Raul Soares". Vítima de um acidente, Zé assiste da amurada do navio a descida de seu corpo físico ao mar. E desencarnado, vai ser o narrador, trazendo esclarecimentos sobre a vida fora da matéria em meio a fatos reais, como a queda da Bolsa de Nova Iorque em 1929 e os transtornos consequentes à humanidade.
   Em fase de desenvolvimento espiritual e desencarnado, sendo marinheiro é um cidadão do mundo e, pode nos levar até a II Guerra Mundial para entender que a razão do conflito está na loucura do homem sedento de poder somada às questões políticas e raciais. Gama vale-se dessa possibilidade do narra-dor transitar em diferentes planos para conseguir o encaixe e a alternância das ações, que muitas vezes se revestem da beleza da linguagem poética (por exemplo, quando relaciona o significado da embarcação para o marujo com o do cavalo para o peão). Ainda nos surpreende quando fala que o desconhecido é, talvez, mais aterrador para o desencarnado... num naufrágio, sem corpo material, agarrar-se como?
   Percorremos com ansiedade temas universais – guerra, morte, desolação e desespero – sem perder o foco da narrativa: a desumanização do homem e o distanciamento da paz. Atravessamos a I e a II Guerra, chegamos à Guerra Fria... o "Raul Soares" continua em sua rota a caminho do Novo Mundo. Na década de 50, o navio perde prestígio e competência. É transformado em navegação de cabotagem. Nos anos 60, Jânio Quadros e sua renúncia... até o contragolpe de 1964. O "Raul Soares" é adaptado para ser navio prisão. E desse fato o romance deslancha com força, especialmente quando a embarcação aporta em Santos, trazendo a história dos dias de Ditadura e das atrocidades físicas e morais, especialmente a  privação da liberdade do homem.
   Gama não deixa escapar a solidariedade entre os encarnados e desencarnados na luta pelo bem maior: a paz, o respeito e o direito de viver livremente num mundo onde todos possam estar com dignidade.
  
   Se me deixar levar pela emoção, este prefácio contará todo o romance e o leitor será privado de viajar por conta própria nesta história, que prova que podemos fazer ficção valendo-nos da realidade. Podemos escrever tirando a máscara da verdade. É isso que Carlos Gama faz com excelência. - prefácio de Regina Alonso - escritora

adquira com o autor delphim@ibl.com.br 




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Varal do Brasil - Salão Internacional do Livro

Os preparativos para o 29º Salão Internacional do Livro e da Imprensa de Genebra já começaram. Estaremos presentes com nosso estande pela quarta vez levando autores de Língua Portuguesa para divulgar cada vez mais nossa literatura. As inscrições para todo autor que desejar participar estão abertas! Também seguimos com as inscrições para nossa quinta antologia: Varal Antológico 5  saiba mais lendo as informações 

FESTIVAL TRAÇO: Música e Desenhos ao vivo

12 bandas independentes de Belo Horizonte se reúnem a 16 artistas gráficos para dar origem ao festival Traço – música e desenhos ao vivo . A iniciativa  é um trabalho experimental, em que os grupos tocam enquanto os desenhistas criam ilustrações ao vivo, projetadas no telão da casa que recebe os shows, o Stonehenge. Composto por quatro edições, com três apresentações por noite, o festival estreia no dia 8 de agosto, às 21h, e tem encerramento marcado para junho do ano que vem. A curadoria musical abrange estilos, formações e propostas diversas. Rock, dub, ska, afrobeat, música instrumental, eletrônica, punk, grunge e “stoner barroco” são ritmos apresentados por bandas que variam de trios a septetos. Os objetivos vão desde apresentar simplicidade por meio de um som direto ou refletir sobre a sociedade contemporânea até “detonar uma experiência sonora alimentada pela cultura negra e urbana, que faça mexer músculos e cérebros”. Provocar a imaginação é também o intuito da curad

Trajes Poéticos - RIMA EMPARELHADA

rimas que ocorrem seguidamente em pares. ********* os poemas publicados aqui participaram do concurso Trajes Poéticos realizado pelo Clube de Poetas do Litoral - salvo os poemas dos autores cepelistas que foram os julgadores dos poemas.