Pular para o conteúdo principal

DEUS - TEMA DA REVISTA POÉTICA CABEÇA ATIVA N.º 27


Para que se criasse um universo específico onde germinaria a Cabeça Ativa 27 pairamos onipotentes sobre o vácuo infinito de nossa biblioteca e contemplamos de um alto trono os versos a se agregarem de forma livre e autônoma. Testemunhamos os pensamentos e as imagens a se aglutinarem em sua contínua e pulsante ebulição e a forjar o formato da criatura e suas características antagônicas. Sentimos-nos em  pleno adro celeste onde o hálito da letra toma vida para que os poemas cresçam e se multipliquem fortalecidos pelos ventos sublimes do livre arbítrio.

A infinitude conceitual de Deus fragmentou-se em cada escriba e a criação poética extremamente heterogênea fez com que entoassem, neste pequeno altar de papel reciclado, inúmeras vozes e uivos de adoração e de revolta; de ateísmo e de contemplação; de sagrado e de profano; de contrição e de ironia. Todos expostos livremente neste minúsculo Templo da Palavra com a mesma complacência, compreensão e senso igualitário que se espera provir da magnitude de um Deus.

Que a liturgia contrita e serena da leitura aliada a uma visão abrangente e aberta da religiosidade humana derrame, sobre todos nós, manás de preenchimento poético e fontes de águas límpidas sobre os áridos desertos dos pensamentos secos.
  
 AUTORES DESTA EDIÇÃO

04 Olavo Bilac, Anderson Braga Horta
05 Edson Bueno de Camargo, Levindo Último, Millor Fernandes, Carolina Rieger
06 Gonçalo Tavares, Mahelen Madureira, Bereshit
07 Lau Siqueira, Paulo Leminski, Edweine Loureiro, Paulo Urban
08 Ronaldo Cagiano, Humberto Del Maestro, Jayme Ovalle
09 Caio Carmacho, Cláudia Brino, Belchior
10 Helder Miranda, Ernani Fraga
11 Alphonsus de Guimaraens,  Carmen Moreno
12 Tanussi Cardoso, Luiz Otavio Oliani, Vieira Vivo
13 O Poeta de Meia-Tigela,  Natanael Gomes de Alencar
14 Giselle Maria, Jorge Ventura, Paulinho Moska, José Régio
15 soldado anônimo
16 Aristides Theodoro, Murilo Mendes
17 Cris Dakinis, Edite Capelo, Kedma O'liver, Cynira Antunes de Moura
18 Nilton Thomé, Regina Coeli Nunes, Mauricio C. Batista
Carlos Drummond de Andrade



Comentários

Costelas Felinas disse…
PUBLICADO NO BOLETIM LITERATURA & ARTE
"Neste momento é necessário persignar-me ao receber um alternativo literário de primeira grandeza. Cabeça Ativa, tema Deus. Acredito que poucas publicações alcancem tal patamar"
Humberto Del Maestro em Literatura & Arte n.º1820

Postagens mais visitadas deste blog

Varal do Brasil - Salão Internacional do Livro

Os preparativos para o 29º Salão Internacional do Livro e da Imprensa de Genebra já começaram. Estaremos presentes com nosso estande pela quarta vez levando autores de Língua Portuguesa para divulgar cada vez mais nossa literatura. As inscrições para todo autor que desejar participar estão abertas! Também seguimos com as inscrições para nossa quinta antologia: Varal Antológico 5  saiba mais lendo as informações 

FESTIVAL TRAÇO: Música e Desenhos ao vivo

12 bandas independentes de Belo Horizonte se reúnem a 16 artistas gráficos para dar origem ao festival Traço – música e desenhos ao vivo . A iniciativa  é um trabalho experimental, em que os grupos tocam enquanto os desenhistas criam ilustrações ao vivo, projetadas no telão da casa que recebe os shows, o Stonehenge. Composto por quatro edições, com três apresentações por noite, o festival estreia no dia 8 de agosto, às 21h, e tem encerramento marcado para junho do ano que vem. A curadoria musical abrange estilos, formações e propostas diversas. Rock, dub, ska, afrobeat, música instrumental, eletrônica, punk, grunge e “stoner barroco” são ritmos apresentados por bandas que variam de trios a septetos. Os objetivos vão desde apresentar simplicidade por meio de um som direto ou refletir sobre a sociedade contemporânea até “detonar uma experiência sonora alimentada pela cultura negra e urbana, que faça mexer músculos e cérebros”. Provocar a imaginação é também o intuito da curad

Trajes Poéticos - RIMA EMPARELHADA

rimas que ocorrem seguidamente em pares. ********* os poemas publicados aqui participaram do concurso Trajes Poéticos realizado pelo Clube de Poetas do Litoral - salvo os poemas dos autores cepelistas que foram os julgadores dos poemas.