Pular para o conteúdo principal

ROGÉRIO SALGADO: DOCE CORAÇÃO GUERREIRO - Por Eduardo Waack

ROGÉRIO SALGADO: DOCE CORAÇÃO GUERREIRO
 Por Eduardo Waack


 A primeira vez que ouvi falar o nome de Rogério Salgado foi na casa da poeta baiana Rita Gonçalves, em 1987. Rita havia publicado em 1984 seu livro “Matiz”, e nos conhecemos na noite soteropolitana, enquanto eu divulgava meu livro de poemas “Canções do Front” (1986). Conversávamos sobre os poetas da cena independente brasileira, e o seu nome surgiu de imediato. Os anos se passaram e em 1990 consegui o endereço da revista “Arte Quintal”, um símbolo do movimento alternativo de então. Solicitei assinatura, sendo prontamente atendido por Rogério, que inclusive teve a gentileza de publicar alguns poemas de minha autoria. Esta atitude serviu-me de estímulo extra, e em 1991 criei O Boêmio, que resiste até hoje. De lá para cá continuamos em contato, ora nos lendo em jornais irmãos, como O Capital, editado em Sergipe por Ilma Fontes, ora trocando correspondências esparsas, ora nos encontrando com naturalidade no alcance real do pensamento evoluído.



 Rogério Salgado é uma pessoa que possui um coração imenso, bondoso e acolhedor. Fez da poesia a sua profissão de fé, escreve com paixão, desinteressadamente, é um atento & esforçado operário da palavra. Seus versos poderiam estar embalados pela música de John Lennon ou Paul MacCartney, se tivesse nascido na Inglaterra, e seriam ouvidos e cantados em todo o planeta. Poderia também ser um consagrado autor com fama internacional, se sua pop-poesia tivesse surgido nos Estados Unidos, Canadá ou França. E não se furtaria de frequentar as primeiras páginas dos jornais pomposos do Rio de Janeiro e São Paulo, caso tivesse estômago para participar dos grupelhos vaidosos que vendem a alma (e muitas vezes nada recebem) por um destaque social. Rogério Salgado é chão batido por onde passam multidões humildes e um carro de bois, é a ladeira da memória povoada por lembranças suaves e palpáveis, onde as crianças brincam e evocam cantigas de roda. É a ancestralidade do futuro brejeiro, a esperança da urbanidade cordial. Seu trabalho pode ser traduzido pela simples expressão “fraternidade na literatura”. Não nega o pedido de um amigo, não escreve para tornar-se famoso, não bajula nem quer ser bajulado. Cidadão de bem, vende seus livros e divulga sua poesia na grande metrópole e onde quer que exista um leitor ávido por esperança.
 Entre seus principais livros, destacam-se:
 – “Tontinho”, conto, Edição do Autor, 1982
– “Meu Íntimo”, poesia, Editora Arte Quintal, 1984
– “Meu romance com Greta Garbo”, contos, Doce Edições, 1992
– “Cinzas”, poesia, Editorial Pão & Passo, 1995
– “As vogais não são iguais”, infantil, Belô Poético, 2003
– “Exalando cheiro de lua nova”, poesia, Belô Poético, 2006
– “Trilhas”, antologia poética, Belô Poético, 2007
– “Sais”, poesia, Belô Poético, 2012
– “Poeta Ativista”, memórias, RS Edições, 2015
 Sua mais recente participação literária está no livro “AI-5” (numa referência ao Ato Institucional número cinco, decretado pelo general Costa e Silva, em 1968, durante a ditadura militar que se instaurou no país em 1964), escrito em parceria com os poetas Bilá Bernardes, Helenice Maria Reis Rocha, Irineu Baroni e Petrônio Souza Gonçalves. Este livro relembra os 48 anos do Golpe dentro do Golpe e, em versos, refaz a tragédia política que se abateu sobre o Brasil por mais de 20 anos. Foi lançado dia 13 de dezembro de 2016, na Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais.
postagem enviada por Eduardo Waack

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Varal do Brasil - Salão Internacional do Livro

Os preparativos para o 29º Salão Internacional do Livro e da Imprensa de Genebra já começaram. Estaremos presentes com nosso estande pela quarta vez levando autores de Língua Portuguesa para divulgar cada vez mais nossa literatura. As inscrições para todo autor que desejar participar estão abertas! Também seguimos com as inscrições para nossa quinta antologia: Varal Antológico 5  saiba mais lendo as informações 

FESTIVAL TRAÇO: Música e Desenhos ao vivo

12 bandas independentes de Belo Horizonte se reúnem a 16 artistas gráficos para dar origem ao festival Traço – música e desenhos ao vivo . A iniciativa  é um trabalho experimental, em que os grupos tocam enquanto os desenhistas criam ilustrações ao vivo, projetadas no telão da casa que recebe os shows, o Stonehenge. Composto por quatro edições, com três apresentações por noite, o festival estreia no dia 8 de agosto, às 21h, e tem encerramento marcado para junho do ano que vem. A curadoria musical abrange estilos, formações e propostas diversas. Rock, dub, ska, afrobeat, música instrumental, eletrônica, punk, grunge e “stoner barroco” são ritmos apresentados por bandas que variam de trios a septetos. Os objetivos vão desde apresentar simplicidade por meio de um som direto ou refletir sobre a sociedade contemporânea até “detonar uma experiência sonora alimentada pela cultura negra e urbana, que faça mexer músculos e cérebros”. Provocar a imaginação é também o intuito da curad

Trajes Poéticos - RIMA EMPARELHADA

rimas que ocorrem seguidamente em pares. ********* os poemas publicados aqui participaram do concurso Trajes Poéticos realizado pelo Clube de Poetas do Litoral - salvo os poemas dos autores cepelistas que foram os julgadores dos poemas.