Pular para o conteúdo principal

Roteiros: entre o cinema e a literatura - por José Vieira de Almeida

Roteiros: entre o cinema e a literatura

             O cinema ama as palavras ou as palavras amam o cinema? Esta pergunta sugere uma relação encantada entre o mundo audiovisual e o mundo literário. Os roteiros podem ser considerados manifestações literárias? Tentarei responder esta pergunta usando alguns exemplos.

            A relação entre o cinema e a literatura no Brasil é antiga. Muitos textos literários foram adaptados para o cinema. Posso citar um antigo exemplo: O Pagador de Promessas (1962), baseado na dramaturgia do grande Dias Gomes e um exemplo recente, A Máquina (2004) baseado em livro homônimo de Adriana Falcão. O fato é que a literatura sempre foi uma fonte importante para o cinema brasileiro. Textos que desvendam a identidade brasileira investigam a nossa realidade, descrevem nosso cotidiano e tem uma sólida trajetória permitem aos mais variados diretores encontrar um porto seguro para seus trabalhos, para a criação de roteiros adaptados consistentes que unem a narração literária aos elementos próprios do cinema (definição de ambientes, descrição de planos, etc.).


            Além disso, um fenômeno importante nos últimos anos é o envolvimento cada vez mais frequente dos escritores com o mundo audiovisual. Posso citar exemplos como José Roberto Torero, Fernando Bonassi e Marçal Aquino. Torero escreveu o roteiro para “Pequeno Dicionário Amoroso”, Bonassi escreveu roteiro para “Cazuza” e Aquino escreveu roteiro para “O Invasor”. Es-sa relação tão própria do nosso tempo leva até a imaginar a figura mais nova da criação cultural: o escritor-roteirista.

            A literatura como uma antiga e rica fonte para o cinema e o envolvimento cada vez maior de escritores com o mundo audiovisual são fatos que demonstram a profunda relação entre as manifestações audiovisuais e as literárias. Penso que neste contexto a inclusão de roteiros para o meio audiovisual no universo dos gêneros literários é um movimento pertinente, pois a literatura ficará enriquecida com esta inclusão e, por outro lado, o mundo audiovisual solidificará uma parceria para todas as horas.
          
postagem enviada por  José Vieira de Almeida




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Varal do Brasil - Salão Internacional do Livro

Os preparativos para o 29º Salão Internacional do Livro e da Imprensa de Genebra já começaram. Estaremos presentes com nosso estande pela quarta vez levando autores de Língua Portuguesa para divulgar cada vez mais nossa literatura. As inscrições para todo autor que desejar participar estão abertas! Também seguimos com as inscrições para nossa quinta antologia: Varal Antológico 5  saiba mais lendo as informações 

FESTIVAL TRAÇO: Música e Desenhos ao vivo

12 bandas independentes de Belo Horizonte se reúnem a 16 artistas gráficos para dar origem ao festival Traço – música e desenhos ao vivo . A iniciativa  é um trabalho experimental, em que os grupos tocam enquanto os desenhistas criam ilustrações ao vivo, projetadas no telão da casa que recebe os shows, o Stonehenge. Composto por quatro edições, com três apresentações por noite, o festival estreia no dia 8 de agosto, às 21h, e tem encerramento marcado para junho do ano que vem. A curadoria musical abrange estilos, formações e propostas diversas. Rock, dub, ska, afrobeat, música instrumental, eletrônica, punk, grunge e “stoner barroco” são ritmos apresentados por bandas que variam de trios a septetos. Os objetivos vão desde apresentar simplicidade por meio de um som direto ou refletir sobre a sociedade contemporânea até “detonar uma experiência sonora alimentada pela cultura negra e urbana, que faça mexer músculos e cérebros”. Provocar a imaginação é também o intuito da curad

Trajes Poéticos - RIMA EMPARELHADA

rimas que ocorrem seguidamente em pares. ********* os poemas publicados aqui participaram do concurso Trajes Poéticos realizado pelo Clube de Poetas do Litoral - salvo os poemas dos autores cepelistas que foram os julgadores dos poemas.