Pular para o conteúdo principal

Poesia em Voz Alta, ANE

Com alegria e satisfação, convido para a sessão de abertura do Projeto Poesia em Voz Alta, que a  ANE realizará na próxima sexta-feira, 26.8.2016, às 20h, no Auditório Cyro dos Anjos. O espetáculo inaugural, intitulado POESIA PARA BRASÍLIA, homenageará os poetas Anderson Braga Horta e Alexandre Pilati, ambos autores de obras em que nossa cidade está presente como personagem ou inspiração.
Gostaria de contar com suas presenças, lembrando tratar-se de evento altamente significativo na trajetória cultural da ANE.
PROJETO POESIA EM VOZ ALTA: PRIMEIRO RELEASE (VERSÃO 1)


Associação Nacional de Escritores promove projeto que alia poesia a diferentes linguagens

Em uma imersão entre o espetáculo e o sarau, o projeto Poesia em Voz Alta: arte, reflexão e emoção se propõe apresentar o gênero ao público de forma lúdica

De 26 de agosto a 30 de setembro, Brasília receberá os espetáculos do projeto Poesia em Voz Alta: arte, reflexão e emoção. Serão três espetáculos: Poesia para Brasília; Poesia, Cordel e Cantoria; Poesia, Memória e Resistência. São 15 apresentações que terão como objetivo apresentar a poesia de maneira lúdica, por meio de performances que se situam entre o sarau poético e o espetáculo de teatro.
Cada um dos três espetáculos contará com a presença de um poeta convidado e de outro que fará o papel de mediador com a plateia, a fim promover discussões e reflexões sobre o significado da poesia. A linguagem cênica, a música, as imagens e as leituras serão as diferentes maneiras de apresentar os poemas ao público e de incentivar o debate.
As performances ocorrerão na sede da Associação Nacional de Escritores (ANE). O Poesia em Voz Alta é o primeiro projeto que a associação aprova no Fundo de Apoio à Cultura do Distrito Federal (FAC-DF). O presidente da ANE, Fabio de Sousa Coutinho, destaca que o projeto é um marco na história da associação, não apenas por ser o primeiro a receber recursos do FAC-DF, mas também pelo sentido social que é dado à atividade cultural. “O projeto é belíssimo. A ANE abrirá as portas para a comunidade. Por meio do Poesia em Voz Alta os estudantes de várias regiões de Brasília terão contato com a poesia, com cordelistas e poetas premiados”, resume.
A expetativa de público é de cerca de 2 mil pessoas. Dessas, 1,5 mil serão alunos matriculados nos anos finais do ensino fundamental e no ensino médio das escolas da rede pública de ensino do Distrito Federal. Além daqueles que têm aulas no Plano Piloto, serão trazidos outros, de sete regiões administrativas (Paranoá, Itapoã, São Sebastião, Varjão, Estrutural, Candangolândia e Núcleo Bandeirante). Serão disponibilizados ônibus para o transporte dos estudantes até o local de realização dos espetáculos.
O projeto oferecerá uma oportunidade de letramento poético a adolescentes e jovens, de maneira a conectar a arte da poesia com as exigências formais do ensino. Ao mesmo tempo em que se apresenta esse gênero literário de forma diferente daquela correntemente vista em sala de aula, procura-se complementar o contato com a reflexão e a interpretação.
A diretora de cena do espetáculo, Cláudia Leal, conduzirá a encenação dos atores, Julie Wetzel e Pedro Caroca, dos poemas selecionados. O som do músico Toninho Alves marcará o ritmo de cada poema apresentado e o poeta e curador do projeto, João Bosco Bezerra Bonfim, fará a mediação dos debates.
A associação da dicção de poesia a outras linguagens, nesse caso, não guarda semelhança com a tradição de simplesmente declamar, como se fazia nos saraus do início do século 20. Nessa proposta, os sons dos instrumentos musicais devem estar a serviço da sonoridade já presente na poesia. “Vamos resgatar a sobriedade do dizer a poesia em voz alta”, afirma João Bosco, que é doutor em Linguística pela Universidade de Brasília (UnB).
Segundo ele, a intenção dos espetáculos é mostrar ao público como alcançar as quatro camadas em que os poemas devem ser explorados: a do sentido (logopeia), a do som (melopeia), a da imagem (fanopeia) e a do sentimento (avaliatividade). As apresentações serão trabalhadas de maneira a suscitar os participantes a alcançarem todas essas camadas, fornecendo as chaves de interpretação para quaisquer outras obras poéticas que venham a ser lidas por eles.
O primeiro espetáculo – Poesia para Brasília – contará com a presença dos poetas Anderson Braga Horta, um dos fundadores da ANE, e Alexandre Pilati. O segundo – Poesia, Cordel e Cantoria –, terá a participação dos repentistas João Santana e Valdenor de Almeida. A escritora e atriz Cristiane Sobral é a convidada do terceiro – Poesia, Memória e Resistência.


Poesia em Voz Alta: arte, reflexão e emoção

Local
Auditório Cyro dos Anjos
Associação Nacional de Escritores – ANE
SEPS 707/907, Bloco F
Edifício Escritor Almeida Fischer

Data
De 26 de agosto a 30 de setembro

Entrada gratuita

Programação

Poesia para Brasília
Abertura: 26 de agosto, às 20h
Em cartaz nos dias 29, 30 e 31 de agosto e 2 de setembro, das 15h às 16h30

Poesia, Cordel e Cantoria
Estreia: 9 de setembro, às 20h
Em cartaz nos dias 12, 13, 14 e 16 de setembro, das 15h às 16h30

Poesia, memória e resistência
Estreia: 23 de setembro, às 20h
Em cartaz nos dias 26, 27, 28, e 30 de setembro, das 15h às 16h30

Contatos
Endereço eletrônico: www.poesiaemvozalta.com.br
Imprensa:
Mariana Niederauer | mariana.nied@gmail.com | (61) 99961-9699
Comunicação:
Marilda Bezerra | bezerra.marilda@gmail.com | (61) 98192-0333


Sobre a ANE

A Associação Nacional de Escritores (ANE) é a primeira instituição cultural do Distrito Federal, fundada em 1963, agregadora de artistas de várias gerações. Localizada em região pioneira da cidade, em frente ao Colégio Elefante Branco e à antiga Escola Normal, duas das mais antigas instituições de ensino da cidade, deu origem a outras entidades, como a Academia Brasiliense de Letras e o Sindicato de Escritores no Distrito Federal. Endereço eletrônico: www.anenet.com.br.

ENVIADO POR Fabio de Sousa Coutinho
Presidente

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Varal do Brasil - Salão Internacional do Livro

Os preparativos para o 29º Salão Internacional do Livro e da Imprensa de Genebra já começaram. Estaremos presentes com nosso estande pela quarta vez levando autores de Língua Portuguesa para divulgar cada vez mais nossa literatura. As inscrições para todo autor que desejar participar estão abertas! Também seguimos com as inscrições para nossa quinta antologia: Varal Antológico 5  saiba mais lendo as informações 

FESTIVAL TRAÇO: Música e Desenhos ao vivo

12 bandas independentes de Belo Horizonte se reúnem a 16 artistas gráficos para dar origem ao festival Traço – música e desenhos ao vivo . A iniciativa  é um trabalho experimental, em que os grupos tocam enquanto os desenhistas criam ilustrações ao vivo, projetadas no telão da casa que recebe os shows, o Stonehenge. Composto por quatro edições, com três apresentações por noite, o festival estreia no dia 8 de agosto, às 21h, e tem encerramento marcado para junho do ano que vem. A curadoria musical abrange estilos, formações e propostas diversas. Rock, dub, ska, afrobeat, música instrumental, eletrônica, punk, grunge e “stoner barroco” são ritmos apresentados por bandas que variam de trios a septetos. Os objetivos vão desde apresentar simplicidade por meio de um som direto ou refletir sobre a sociedade contemporânea até “detonar uma experiência sonora alimentada pela cultura negra e urbana, que faça mexer músculos e cérebros”. Provocar a imaginação é também o intuito da curad

Trajes Poéticos - RIMA EMPARELHADA

rimas que ocorrem seguidamente em pares. ********* os poemas publicados aqui participaram do concurso Trajes Poéticos realizado pelo Clube de Poetas do Litoral - salvo os poemas dos autores cepelistas que foram os julgadores dos poemas.