Pular para o conteúdo principal

ESCRITOR DA ALUBRA LANÇA TRÊS LIVROS EM ALAGOAS - Poeta Marcos Vanderlei

enviado por Professor  Marcelo Andrade


ESCRITOR DA ALUBRA LANÇA TRÊS LIVROS EM ALAGOAS
Poeta Marcos Vanderlei deu mais um passo em sua trajetória na literatura
Por Myrna Vanderlei


Nesta sexta-feira (20), às 19h, o auditório da Universidade Federal de Alagoas foi o palco para o lançamento dos livros Imaginação 2Artigos Educacionais e Artes Gráficas. Marcaram presença neste evento, familiares, compositores da terra e seguidores do autor, que acompanham sua caminhada na área, desde 2012, quando lançou sua primeira obra, Imaginação.
Na programação, o psicoterapeuta Ailton José iniciou as atividades, numa reflexão entre poesia, arte, educação e cultura, com a palestra “Harmonia Familiar”.
Além do poeta, a mesa de lançamento foi composta pela coautora das obras Educação Infantil, Ivone Moura; e pela pequena poetisa, Luma Vanderlei de Melo, neta do autor e estrela do livro Imaginação 2, quando versou livremente, no auge de seus 9 anos, sobre a inocência de seus sentimentos.


Realização

Aos 23 anos de idade, envolvido em clima de vaquejadas, das trovas, das cantorias e do cordel, no interior de Viçosa, sua terra natal, percebeu esse dom de se comunicar pelas palavras e letras. O poeta versava e conquistava as pessoas num arranjo de rimas e sonoridades, o que mantém até os dias de hoje. Pode-se dizer que a poesia de Marcos Vanderlei reflete a tendência dos anos 70 e 80, o binômio arte-vida. A produção construtivista e até mesmo utópica desse período, no qual se buscava retratar a realidade pela abstração das sensações e sentimentos.
O autor traz em suas obras a lucidez de sentimentos, acontecimentos e momentos da vida, narrados de forma poética e lúdica, como também, busca transmitir, academicamente, informações precisas e condutivas a possíveis interpretações para formação de conceitos e trabalhos científicos.

Quatro anos depois da publicação de seu primeiro livro, Marcos Vanderlei não se tornou apenas mais um escritor que se lança na produção literária. Com novas conquistas, agora ocupa a Cadeira Imortal 75 da Academia Luminescência Brasileira de Letras, Ciências e Artes – ALUBRA. E participará como um dos autores do Livro Antológico da sua Academia, que será lançado em São Paulo, na 24ª Bienal Internacional do Livro.

Ainda em reconhecimento à sua trajetória, nesta semana, será homenageado com a Comenda do Mérito Graciliano Ramos, pela Câmara de Vereadores de Maceió - honroso ato a alagoanos ilustres, instituído por meio de Decreto Legislativo.
A cerimônia de lançamento foi coordenada pela jornalista Myrna Vanderlei, também colaboradora em quase todas as obras escritas por seu pai, revisora e partícipe efetiva nas criações das capas das duas edições do seu carro-chefe, os livros Imaginação 1 e 2. Enquanto a coordenação de recepção e apresentação das obras ficou a cargo de Marluce Sabino, companheira do autor.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Varal do Brasil - Salão Internacional do Livro

Os preparativos para o 29º Salão Internacional do Livro e da Imprensa de Genebra já começaram. Estaremos presentes com nosso estande pela quarta vez levando autores de Língua Portuguesa para divulgar cada vez mais nossa literatura. As inscrições para todo autor que desejar participar estão abertas! Também seguimos com as inscrições para nossa quinta antologia: Varal Antológico 5  saiba mais lendo as informações 

FESTIVAL TRAÇO: Música e Desenhos ao vivo

12 bandas independentes de Belo Horizonte se reúnem a 16 artistas gráficos para dar origem ao festival Traço – música e desenhos ao vivo . A iniciativa  é um trabalho experimental, em que os grupos tocam enquanto os desenhistas criam ilustrações ao vivo, projetadas no telão da casa que recebe os shows, o Stonehenge. Composto por quatro edições, com três apresentações por noite, o festival estreia no dia 8 de agosto, às 21h, e tem encerramento marcado para junho do ano que vem. A curadoria musical abrange estilos, formações e propostas diversas. Rock, dub, ska, afrobeat, música instrumental, eletrônica, punk, grunge e “stoner barroco” são ritmos apresentados por bandas que variam de trios a septetos. Os objetivos vão desde apresentar simplicidade por meio de um som direto ou refletir sobre a sociedade contemporânea até “detonar uma experiência sonora alimentada pela cultura negra e urbana, que faça mexer músculos e cérebros”. Provocar a imaginação é também o intuito da curad

Trajes Poéticos - RIMA EMPARELHADA

rimas que ocorrem seguidamente em pares. ********* os poemas publicados aqui participaram do concurso Trajes Poéticos realizado pelo Clube de Poetas do Litoral - salvo os poemas dos autores cepelistas que foram os julgadores dos poemas.