Pular para o conteúdo principal

Diário da Escrita de Nelson Hoffmann por Roberto de Queiroz

O diário de Nelson Hoffmann
Roberto de Queiroz* (texto enviado pelo autor)
“Diário da escrita” é o título do livro mais recente do escritor e crítico literário gaúcho Nelson Hoffmann. E, como afirma o próprio autor, a obra é apenas um ensaio de suas conversas via e-mail, e resulta da compilação de um único mês de correspondências, as quais datam de um ano já distante.
Nesse caso, pode-se dizer que a obra de Hoffmann é um livro do gênero e-mail? Não. Trata-se de um livro de cartas, enviadas via e-mail, uma vez que (salvas as exceções) os textos são longos e não obedecem à linguagem fluida e concisa do e-mail. Assim, suas características estruturais, inclusive sua linguagem, atendem aos padrões do gênero carta (menos fluidez/concisão da linguagem e maior detalhamento dos fatos que o e-mail).


Ademais, pode-se argumentar que, no livro de Hoffmann, o e-mail funciona como canal de comunicação entre os interlocutores – por meio do qual as cartas são trocadas entre eles –, e não como um gênero textual concretizado histórica e socialmente. A tela do PC (ou Mac, Androide, iPad/iPhone, etc.), usado por eles, por sua vez, funciona como portador textual, uma das facetas da era digital, de que o autor se valeu muito bem.
Eu, particularmente, gosto deveras do gênero carta. E o livro em tela conseguiu manter ativo esse meu gostar. Principalmente, por se tratar de um livro de cartas em que algumas delas são escritas pelo exímio prosador gaúcho Nelson Hoffmann, um escritor cujos textos conseguem prender a atenção do leitor, do início ao fim.
De resto, valho-me de mais uma afirmação do autor, em que se lê: “A troca das falas escritas mostra a grandeza das pessoas que falam.” E essa grandeza, certamente, está nas entrelinhas do“Diário da escrita” de Nelson Hoffmann. Basta ter sensibilidade para tocá-la.
* Poeta, professor de Português e especialista em Letras. Autor de “Leitura e escritura na escola: ensino e aprendizagem”, Livro Rápido, 2013, entre outros. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Varal do Brasil - Salão Internacional do Livro

Os preparativos para o 29º Salão Internacional do Livro e da Imprensa de Genebra já começaram. Estaremos presentes com nosso estande pela quarta vez levando autores de Língua Portuguesa para divulgar cada vez mais nossa literatura. As inscrições para todo autor que desejar participar estão abertas! Também seguimos com as inscrições para nossa quinta antologia: Varal Antológico 5  saiba mais lendo as informações 

FESTIVAL TRAÇO: Música e Desenhos ao vivo

12 bandas independentes de Belo Horizonte se reúnem a 16 artistas gráficos para dar origem ao festival Traço – música e desenhos ao vivo . A iniciativa  é um trabalho experimental, em que os grupos tocam enquanto os desenhistas criam ilustrações ao vivo, projetadas no telão da casa que recebe os shows, o Stonehenge. Composto por quatro edições, com três apresentações por noite, o festival estreia no dia 8 de agosto, às 21h, e tem encerramento marcado para junho do ano que vem. A curadoria musical abrange estilos, formações e propostas diversas. Rock, dub, ska, afrobeat, música instrumental, eletrônica, punk, grunge e “stoner barroco” são ritmos apresentados por bandas que variam de trios a septetos. Os objetivos vão desde apresentar simplicidade por meio de um som direto ou refletir sobre a sociedade contemporânea até “detonar uma experiência sonora alimentada pela cultura negra e urbana, que faça mexer músculos e cérebros”. Provocar a imaginação é também o intuito da curad

Trajes Poéticos - RIMA EMPARELHADA

rimas que ocorrem seguidamente em pares. ********* os poemas publicados aqui participaram do concurso Trajes Poéticos realizado pelo Clube de Poetas do Litoral - salvo os poemas dos autores cepelistas que foram os julgadores dos poemas.