Pular para o conteúdo principal

O horizonte poético de Lúcio Mário por Roberto de Queiroz

No dizer do poeta francês Paul Valéry, “poesia é a tentativa de representar ou de restituir, por meio da linguagem articulada, aquelas coisas ou aquela coisa que os gestos, as lágrimas, as carícias, os beijos, os suspiros procuram obscuramente exprimir”. E é nesse contexto que, certamente, se encaixa a poesia de Lúcio Mário. Palavreio desse modo porque, no meu entendimento, as coisas (ou a coisa) em comentário tencionam representação nos textos do poeta por meio da articulação da linguagem. De outro modo, isso seria obscuramente possível.
Demais, posso proferir que Lúcio Mário faz “Poesia com uma volta e meia”, ou seja, dá meia volta a mais em seu fazer poético. Assim, sua poesia transcende os limites do real. Nela, o tempo e o espaço não ganham terreno. O poeta prima pelo absoluto e pela eterna velocidade onipresente. Faz uso de um “dicionário dinâmico”, em que há muitas “palavras estranhas”, as quais “vejo-as e não as encontro” (p. 14). E, “no nevoeiro da memória” [do eu lírico] / “em [...] silêncio repousam os dias / do nunca mais [...]” (p. 24 e 35).

Além disso, posso inferir que, na poesia de Lúcio Mário, o surreal (o que subjaz à noção de real) acrescenta à razão a fantasia criadora do inconsciente. Ideias aparentemente contraditórias, tais como sonho e  realidade, em uma espécie de super-realidade ou realidade absoluta. Quer dizer, o poeta explora o real e o imaginário concomitantemente. Para ele, “o eu físico e o eu espírito / nítido está fora e contido / dentro do eu psique-mito” (p. 26). O verbo no singular (está) e o adjetivo também no singular (contido) sugerem a fusão dos dois eus: o físico e o espiritual.
Por fim, resta-me dizer que, no horizonte poético de Lúcio Mário, “os raios ultravioletas / no arco-íris invadem / dominando o dominado / [mas não o] verso do poeta” (p. 114). E, como assegura ele próprio, esse horizonte está guardado em um cofre que ainda não foi aberto (“Cofre dos segredos”, p. 48). Logo, quem quiser abrir o cofre dos segredos de Lúcio Mário e desvendar seu horizonte poético deve procurar a chave em seu livro “Poesia com uma volta e meia”, objeto de análise deste texto. Certamente ela está lá. Encontre-a se for capaz. Está lançado o desafio.
Roberto de Queiroz - Poeta, professor de Português e especialista em Letras. Autor de “Leitura e escritura na escola: ensino e aprendizagem”, Livro Rápido, 2013, entre outros. 

Comentários

Unknown disse…
mui obrigado pela divulgação...paz e bem.LÚCIO MÁRIO.

Postagens mais visitadas deste blog

Varal do Brasil - Salão Internacional do Livro

Os preparativos para o 29º Salão Internacional do Livro e da Imprensa de Genebra já começaram. Estaremos presentes com nosso estande pela quarta vez levando autores de Língua Portuguesa para divulgar cada vez mais nossa literatura. As inscrições para todo autor que desejar participar estão abertas! Também seguimos com as inscrições para nossa quinta antologia: Varal Antológico 5  saiba mais lendo as informações 

FESTIVAL TRAÇO: Música e Desenhos ao vivo

12 bandas independentes de Belo Horizonte se reúnem a 16 artistas gráficos para dar origem ao festival Traço – música e desenhos ao vivo . A iniciativa  é um trabalho experimental, em que os grupos tocam enquanto os desenhistas criam ilustrações ao vivo, projetadas no telão da casa que recebe os shows, o Stonehenge. Composto por quatro edições, com três apresentações por noite, o festival estreia no dia 8 de agosto, às 21h, e tem encerramento marcado para junho do ano que vem. A curadoria musical abrange estilos, formações e propostas diversas. Rock, dub, ska, afrobeat, música instrumental, eletrônica, punk, grunge e “stoner barroco” são ritmos apresentados por bandas que variam de trios a septetos. Os objetivos vão desde apresentar simplicidade por meio de um som direto ou refletir sobre a sociedade contemporânea até “detonar uma experiência sonora alimentada pela cultura negra e urbana, que faça mexer músculos e cérebros”. Provocar a imaginação é também o intuito da curad

Trajes Poéticos - RIMA EMPARELHADA

rimas que ocorrem seguidamente em pares. ********* os poemas publicados aqui participaram do concurso Trajes Poéticos realizado pelo Clube de Poetas do Litoral - salvo os poemas dos autores cepelistas que foram os julgadores dos poemas.