Pular para o conteúdo principal

LUPICÍNIO RODRIGUES por Emanuel Medeiros Vieira

Viva Lupicínio Rodrigues (1914-1974)!

Ele completaria 100 anos em 16 de setembro..

Foi autor de clássicos como “Esses Moços”, “Loucura”, “Nunca”, “Ela Disse-me Assim”, “Felicidade”, “Vingança”, “Volta”, “Se Acaso Você Chegasse”.

Transfigurou a “dor de cotovelo” em arte. Das mais belas.

O pesquisador Rodrigo Faour, autor do livro “História Sexual da MPB” (2006), afirma que 

“Lupicínio, ao lado de Herivelto Martins (1912-1992), foi um dos pioneiros, um dos fixadores do samba-canção na década de 1940”.

Complementa Faour: “E Com essas músicas machucadas de amor ele munia o repertório de Linda Batista, Francisco Alves, Nelson Gonçalves, Isaura Garcia, Orlando Silva – todos os grandes cantores de rádio gravaram muito o mestre Lupicínio”.


E não só eles, como lembra Chico Castro Jr. 

Praticamente, todos os grandes nomes da MPB pós-bossa nova também gravaram Lupicínio: Paulinho da Viola (“Nervos de Aço”); Maria Bethânia (“Foi Assim, Loucura”), Gilberto Gil (“Esses Moços”), Gal Costa (“Volta”, “Loucura”), Elis Regina “Cadeira Vazia”), Caetano Veloso (“Felicidade”).

Até mesmo o vanguardista Arrigo Barnabé, rendeu-se ao gênio de Lupicínio – como lembra um pesquisador –, ao elaborar o show “Caixa de Ódio” (2011).

Como assinala Chico Castro Jr., na sua Porto Alegre natal, de onde pouco saiu em vida, Lupicínio deixou marcas profundas na cidade e em seu povo.

É dele o (belo) hino do Grêmio, seu time de coração.

Então, tio Lupi faria 100 anos.

Suas canções sentidas, passionais, fortes, ficarão para sempre.

Viva Lupicínio Rodrigues!

(E para comemorar, escuto “Felicidade”.)

  •  Emanuel Medeiros Vieira - (Salvador, setembro de 2014)

Comentários

Anônimo disse…
Músicas dotadas de muito sentimentalismo e que se eternizaram

Ludimar Gomes Molina

Postagens mais visitadas deste blog

Varal do Brasil - Salão Internacional do Livro

Os preparativos para o 29º Salão Internacional do Livro e da Imprensa de Genebra já começaram. Estaremos presentes com nosso estande pela quarta vez levando autores de Língua Portuguesa para divulgar cada vez mais nossa literatura. As inscrições para todo autor que desejar participar estão abertas! Também seguimos com as inscrições para nossa quinta antologia: Varal Antológico 5  saiba mais lendo as informações 

FESTIVAL TRAÇO: Música e Desenhos ao vivo

12 bandas independentes de Belo Horizonte se reúnem a 16 artistas gráficos para dar origem ao festival Traço – música e desenhos ao vivo . A iniciativa  é um trabalho experimental, em que os grupos tocam enquanto os desenhistas criam ilustrações ao vivo, projetadas no telão da casa que recebe os shows, o Stonehenge. Composto por quatro edições, com três apresentações por noite, o festival estreia no dia 8 de agosto, às 21h, e tem encerramento marcado para junho do ano que vem. A curadoria musical abrange estilos, formações e propostas diversas. Rock, dub, ska, afrobeat, música instrumental, eletrônica, punk, grunge e “stoner barroco” são ritmos apresentados por bandas que variam de trios a septetos. Os objetivos vão desde apresentar simplicidade por meio de um som direto ou refletir sobre a sociedade contemporânea até “detonar uma experiência sonora alimentada pela cultura negra e urbana, que faça mexer músculos e cérebros”. Provocar a imaginação é também o intuito da curad

Trajes Poéticos - RIMA EMPARELHADA

rimas que ocorrem seguidamente em pares. ********* os poemas publicados aqui participaram do concurso Trajes Poéticos realizado pelo Clube de Poetas do Litoral - salvo os poemas dos autores cepelistas que foram os julgadores dos poemas.