Pular para o conteúdo principal

PERDAS E DANOS na voz de três mulheres





Três mulheres cantam o amor
no Ao Café

Lançado em janeiro de 2012, o livro Perdas & Danos, de Madô Martins, ganhou poesias em francês na edição bilíngue publicada em novembro passado. Agora, esses poemas poderão não apenas ser lidos, mas também ouvidos nos dois idiomas, no espetáculo que acontece dia 24 de maio, sexta-feira, no Ao Café (Av. Siqueira Campos, 462, Boqueirão), às 19 horas, com entrada franca.

A obra será interpretada por Teresa Teixeira e Alice Mesquita na língua francesa. Ambas são responsáveis pelas versões, com a participação da professora Sonia Gabily, da Aliança Francesa de Santos. A autora dirá os versos em português. Todas as falas serão intercaladas por canções consagradas, como “Travessia” e “Que reste t-il  de nos amours”, na voz de Alice Mesquita. 
Perdas & Danos é um livro artesanal da Edições Caiçaras e será autografado por Madô no Ao Café. Cada exemplar traz uma capa exclusiva e estará à venda por R$ 25,00.
Uma atração extra enriquecerá a noite: o cantor e compositor Wylmar Santos apresentará, em primeira audição, a versão musicada do poema-título Perdas & Danos, que deverá constar de seu próximo CD.    
À flor da pele -  Meio fado, meio tango, o 11º livro de Madô Martins reúne 36 poemas escritos para exorcizar a dor da perda definitiva, acontecida em 2011. Segundo o escritor Manoel Herzog, “é um livro de amante para o amado”, que “dialoga com Neruda e Vinicius sem subordinação a um padrão poético”.
Na obra estão todas as fases do luto e, com páginas inter-relacionadas, o leitor poderá criar vários livros dentro do livro, escolhendo a ordem de leitura dos poemas a seu gosto.  Para o editor Márcio Barreto, Perdas & Danos representa “um mergulho em noites onde vestimos a dor pelo avesso, onde o feminino se mostra em suas mais contundentes contradições”.  A escritora Regina Alonso o qualificou como “um romance em versos” e, para o escritor e editor Ademir Demarchi, a obra “desconcerta o leitor com seu impacto”. Poeta, dramaturgo e performer, Marcelo Ariel conclui que Madô “sabe conferir um sentido poético a essa capacidade, típica dos sensíveis, de transformar a memória daquilo que foi perdido em arte”.
Unidas pela arte - Madô, Teresa e Alice fazem parte da vida cultural da cidade, participando de vários eventos lítero-musicais. As três são encantadas pela língua francesa e pela poesia. Teresa, além de escrever, dedica-se à produção visual (imagens e textos) e frequenta grupos literários como o Café com Letras, na Ambep, e o Outras Palavras, no Rolidei. Alice também escreve, ministra cursos sobre literatura e interpreta canções em diversos idiomas, levando sua arte a vários estados. Madô escreve em prosa e verso, realiza oficinas, palestras e, desde 2000, é cronista do jornal A Tribuna, de Santos.      

 
Perdas & Danos
poesias de Madô Martins / edição bilingue
Edições Caiçaras     
sexta, 24 de maio, 19 horas
Ao Café – Av. Siqueira Campos, 462
(esquina com R. Lobo Viana)
Boqueirão – Santos/SP

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Varal do Brasil - Salão Internacional do Livro

Os preparativos para o 29º Salão Internacional do Livro e da Imprensa de Genebra já começaram. Estaremos presentes com nosso estande pela quarta vez levando autores de Língua Portuguesa para divulgar cada vez mais nossa literatura. As inscrições para todo autor que desejar participar estão abertas! Também seguimos com as inscrições para nossa quinta antologia: Varal Antológico 5  saiba mais lendo as informações 

FESTIVAL TRAÇO: Música e Desenhos ao vivo

12 bandas independentes de Belo Horizonte se reúnem a 16 artistas gráficos para dar origem ao festival Traço – música e desenhos ao vivo . A iniciativa  é um trabalho experimental, em que os grupos tocam enquanto os desenhistas criam ilustrações ao vivo, projetadas no telão da casa que recebe os shows, o Stonehenge. Composto por quatro edições, com três apresentações por noite, o festival estreia no dia 8 de agosto, às 21h, e tem encerramento marcado para junho do ano que vem. A curadoria musical abrange estilos, formações e propostas diversas. Rock, dub, ska, afrobeat, música instrumental, eletrônica, punk, grunge e “stoner barroco” são ritmos apresentados por bandas que variam de trios a septetos. Os objetivos vão desde apresentar simplicidade por meio de um som direto ou refletir sobre a sociedade contemporânea até “detonar uma experiência sonora alimentada pela cultura negra e urbana, que faça mexer músculos e cérebros”. Provocar a imaginação é também o intuito da curad

Trajes Poéticos - RIMA EMPARELHADA

rimas que ocorrem seguidamente em pares. ********* os poemas publicados aqui participaram do concurso Trajes Poéticos realizado pelo Clube de Poetas do Litoral - salvo os poemas dos autores cepelistas que foram os julgadores dos poemas.