Pular para o conteúdo principal

Instituto Hilda Hilst - por Rosana Banharoli

“Fui apresentada a Hilda Hilst nos meados dos anos 80, em uma reportagem publicada no jornal Diário do Grande ABC. Soube, já ali, que seria uma relação para sempre. Compartilhei a sua obra com muitos pelo caminho, mas confesso: foi no mestre e, Claudio Willer, em sua generosidade literária onde mais me alimentei. Bebo nesta fonte.

Atravessei o portão da Casa do Sol há três dias. Portal que se abriu na forma de 12 palmeiras, muitas árvores de jasmim-manga, uma sinfonia de cigarras, 14 cães (já foram 120) e pela receptividade de Olga Bilenky e Jurandy Valenca, amigos de Hilda, e que junto a Daniel Fuentes (filho de Olga com o escritor Mora Fuentes) administram o Instituto Hilda Hilst, a Casa do Sol.

Vim aqui para fechar o círculo em mim, pelo menos tentar: obra-conhecimento-energia. Sentada sob a figueira centenária, tutora da Casa do Sol, tento soltar esse aperto da garganta. Consigo chorar. Recebi tanto em tão pouco tempo. Tempo!? Este espaço é uma dobra dele. Sim, é. Aqui não tive nenhum dos problemas criados e alimentados no estresse urbano. Sem saudades da cidade, sem a insônia que volta e meia me persegue.

Vim buscar, procurar, sentir, interagir. Vim aprofundar a poesia em mim. Nestas paredes que tudo guardam, sinto desprender oxigênio cultural, cheiros, vozes, imagens, objetos, moveis e livros, Muitos livros. Encontrei harmonia e boa companhia. Falaram-me de Hilda e de seu cotidiano na Casa. Olga mora na chácara há quase 37 anos, intercalados por períodos em São Paulo, e Valença, que morou na década de 90, voltou a morar e trabalhar aqui em maio passado, 21 anos depois de sua primeira estada na Casa do Sol.

Saber do bom humor de Hilda, dos seus hábitos, de sua produção diária... Acredito e me arrisco a dizer, depois de ter estado, mesmo que brevemente com estas histórias, que Hilda sorri em Marduk. Além de ter deixado uma vasta obra da melhor qualidade literária, ela ainda proporciona inúmeras possibilidades como esta que absorvo, de ser uma residente. A inspiração, a emoção e a erudição de H.H. está em cada detalhe da Casa. Poesia para quem se dispor a ver. Eu, certamente, fui atingida. Sei que dissolvi algumas estranhezas. Vi na biblioteca um caminho. Sim: emoção, inspiração, conhecimento.

Meu caminhar continua. Terminar o livro de poesias ‘Cartografia em Construção’, revisar os poemas já escritos, mas não concluídos, e subverter a minha linguagem com as impressões que registrei na Casa. Obrigada, Hilda Hilst, Olga Bilenky, Jurandy Valenca e Lucas Malkut (fotógrafo, amigo da Casa, que veio passar uns dias no IHH), que exercitou comigo sua paciência ao realizar vários registros fotográficos. Além de Bolívia, a cachorra predileta de Olga, que se doou em minha estada e em minha cama e a seus companheiros da matilha que me acompanharam todo o tempo na Casa. E obrigada à Figueira que me acolheu. A guardiã dos segredos de Gaia, de cá, de lá e, agora, dos meus.

Entre eles
Um pátio e um jardim
O telhado, os retratos
Livros, desejos
Caio Fernando, Mora Fuentes,
Hilda Hilst
Em todos eles”.

O instituto está captando recursos para a construção de anfiteatro:  http://soulsocial.com.br/projectlist/teatro-do-instituto-hilda-hilst
Rosana Banharoli, jornalista por formação e poeta por teimosia. É coordenadora de oficina de leitura crítica na Casa da Palavra, em Santo André (SP). Autora do livro de poesia “Ventos de Chuva” [editora Scortecci, 2011], financiado pelo Fundo de Cultura de Santo André.

Comentários

Anônimo disse…
Com certeza uma grande honra ter a historia conectada a de uma grande artista. A amiga Rosana esta de parabens. Saudacoes poeticas.
Edweine Loureiro
Anônimo disse…
eu falei algumas vezes com a Hilda ao telefone e ela era uma figura...

demais...
Ana Natália da Silva
Anônimo disse…
Ana Natália, que delícia você ter tido contato com ela. Compartilhe conosco.
Amigos, obrigada pela leitura.
Rosana Banharoli

Postagens mais visitadas deste blog

Varal do Brasil - Salão Internacional do Livro

Os preparativos para o 29º Salão Internacional do Livro e da Imprensa de Genebra já começaram. Estaremos presentes com nosso estande pela quarta vez levando autores de Língua Portuguesa para divulgar cada vez mais nossa literatura. As inscrições para todo autor que desejar participar estão abertas! Também seguimos com as inscrições para nossa quinta antologia: Varal Antológico 5  saiba mais lendo as informações 

FESTIVAL TRAÇO: Música e Desenhos ao vivo

12 bandas independentes de Belo Horizonte se reúnem a 16 artistas gráficos para dar origem ao festival Traço – música e desenhos ao vivo . A iniciativa  é um trabalho experimental, em que os grupos tocam enquanto os desenhistas criam ilustrações ao vivo, projetadas no telão da casa que recebe os shows, o Stonehenge. Composto por quatro edições, com três apresentações por noite, o festival estreia no dia 8 de agosto, às 21h, e tem encerramento marcado para junho do ano que vem. A curadoria musical abrange estilos, formações e propostas diversas. Rock, dub, ska, afrobeat, música instrumental, eletrônica, punk, grunge e “stoner barroco” são ritmos apresentados por bandas que variam de trios a septetos. Os objetivos vão desde apresentar simplicidade por meio de um som direto ou refletir sobre a sociedade contemporânea até “detonar uma experiência sonora alimentada pela cultura negra e urbana, que faça mexer músculos e cérebros”. Provocar a imaginação é também o intuito da curad

Trajes Poéticos - RIMA EMPARELHADA

rimas que ocorrem seguidamente em pares. ********* os poemas publicados aqui participaram do concurso Trajes Poéticos realizado pelo Clube de Poetas do Litoral - salvo os poemas dos autores cepelistas que foram os julgadores dos poemas.