Pular para o conteúdo principal

Vlamir Belfante - Cidadania e Primavera


Apesar de insistirmos no tema cidadania, com todo apoio da mídia, ainda falta muito para se esclarecer a respeito desse tema, que considero tão importante.
Pasmem senhores, mas já ouvi no ensino formal, ou seja, na escola, professores falando aos seus alunos sobre cidadania e daí, consequentemente argumentando sobre o “ser cidadão” e comentam com a faixa etária característica que para ser cidadão é necessário ter título de eleitor.
Ora, o discurso poderia ser outro, caso o objetivo efetivo daqueles que ensinam fosse realmente conscientizar o sujeito dos seus direitos e deveres para construir ou contribuir com um mundo melhor.
 
 
O simples agir criticamente, no bom sentido, faz do sujeito um pólo de eventual mudança social. O alerta de algo errado como, por exemplo, com o meio ambiente, no que tange ao descarte de material prejudicial ao solo, ao ar ou às águas; com o poder público nos seus diversos segmentos, com a saúde, com o ar que respiramos, com o som estridente daqueles que promovem badernas nos finais de semana, não respeitando os decibéis máximos que a lei impõe quanto ao volume do som, com aqueles que insistem em levar seus cães às praças e calçadas, fazendo sujeira que não é mais aceitável à sociedade, com o cheiro horrível e fuligens de sujeira de chaminés industriais, ainda nos dias de hoje, e outros.
Quando nos deparamos com situações desse tipo ou similares, devemos reagir sim, não para a simples melhoria pessoal, mas de toda uma sociedade que almejamos ser melhorada para nós, nossos filhos e toda a comunidade que nos rodeia.
Um simples grito de alerta a um meio de imprensa local, a uma rádio, aos meios sociais que tem dado abertura nesse sentido, aos representantes políticos, devidamente constituídos, fazem a diferença. Caso não funcione, tente outro meio.
A participação democrática e política, mais que um direito, mostra-se hoje, imperativamente, como um dever. Caso contrário, estaremos contribuindo para o degringolar de nossa vida em todos os sentidos.
Ficou assustado? Em todos os sentidos sim. No próprio Cristianismo, há o pecado por omissão. O que parece estar na moda hoje em dia. Muitos afirmam que não contatam autoridades porque nada fazem. Isso é apenas um pretexto. Você deve desabrochar para a cidadania assim como as flores começam a desabrochar nesse início de primavera.  Que seja bela. Há maneiras e maneiras de se falar com os homens. Talvez você não esteja dando o recado corretamente, ou então, à pessoa certa. Pense nisso. Mas,
EXERÇA SUA CIDADANIA!
Texto elaborado para o Jornal Enfim – SCS. Setembro de 2011.
Vlamir Belfante

prof_vlamir@yahoo.com.br

Postagens mais visitadas deste blog

Varal do Brasil - Salão Internacional do Livro

Os preparativos para o 29º Salão Internacional do Livro e da Imprensa de Genebra já começaram. Estaremos presentes com nosso estande pela quarta vez levando autores de Língua Portuguesa para divulgar cada vez mais nossa literatura. As inscrições para todo autor que desejar participar estão abertas! Também seguimos com as inscrições para nossa quinta antologia: Varal Antológico 5  saiba mais lendo as informações 

FESTIVAL TRAÇO: Música e Desenhos ao vivo

12 bandas independentes de Belo Horizonte se reúnem a 16 artistas gráficos para dar origem ao festival Traço – música e desenhos ao vivo . A iniciativa  é um trabalho experimental, em que os grupos tocam enquanto os desenhistas criam ilustrações ao vivo, projetadas no telão da casa que recebe os shows, o Stonehenge. Composto por quatro edições, com três apresentações por noite, o festival estreia no dia 8 de agosto, às 21h, e tem encerramento marcado para junho do ano que vem. A curadoria musical abrange estilos, formações e propostas diversas. Rock, dub, ska, afrobeat, música instrumental, eletrônica, punk, grunge e “stoner barroco” são ritmos apresentados por bandas que variam de trios a septetos. Os objetivos vão desde apresentar simplicidade por meio de um som direto ou refletir sobre a sociedade contemporânea até “detonar uma experiência sonora alimentada pela cultura negra e urbana, que faça mexer músculos e cérebros”. Provocar a imaginação é também o intuito da curad

Trajes Poéticos - RIMA EMPARELHADA

rimas que ocorrem seguidamente em pares. ********* os poemas publicados aqui participaram do concurso Trajes Poéticos realizado pelo Clube de Poetas do Litoral - salvo os poemas dos autores cepelistas que foram os julgadores dos poemas.